Corporativo

"Dino-talk"

   

    Os grandes "MainFrames" fizeram sua entrada em cena há mais de 40 anos.

       

    Legítimos herdeiros dos primeiros sistemas e máquinas programáveis, durante todo este período, cresceram em eficiência e confiabilidade, reduziram seu tamanho e custo, e tornaram-se hoje a plataforma e ambiente responsáveis pela maioria do processamento crítico das maiores empresas do mundo.

    Armazenando em seu âmago bem mais da metade de todos os dados do mundo, longe de se tornarem extintos, como chegou-se a pensar nos anos 80 e 90, mantém-se  em expansão hoje (em "mipagem" e capacidade de armazenamento), em taxas que jamais se imaginou antes.

    Sua história contá-se em décadas.

    Durante todo este tempo, uma parte fundamental da poderosa arquitetura e ambientes operacionais do "MainFrame" foi parcialmente negligenciada: as pessoas. Os "mainframers", os "bons e velhos Dinos".

    O MainFrame pode falhar. Apresentar problemas. Sair fora do ar. Literalmente "cair". Quem diria.

    Os grandes co-responsáveis pelo tremendo sucesso deste ambiente são, as vezes, relegados a um papel secundário. Mas são eles que garantem, com sua paranóica preocupação por integridade e segurança, com sua enorme ferocidade contra erros de procedimento ou planejamento, com sua imensa paciência e esforço na leitura de "sysouts", "logs" e "applies", seu auto-controle budista no acompanhamento das infindáveis horas de treinamentos, que efetivamente garantem que sua grande embarcação continue suavemente singrando águas calmas.

    Mais que um ambiente ou plataforma, para muitos de nós, o MainFrame tornou-se, ao longo dos anos, uma vocação e uma paixão. É sempre fácil encontrar-se antigos amigos e colegas, devidamente coroados com cabeleiras prateadas (os de mais sorte... alguns, bem mais "expostos" que isso...), excitadamente discutindo uma nova funcionalidade, a velocidade das novas cpus, o número e tipo de canais do novo "CEC", os poderosos "books" da nova T-Rex. E com que prazer a conversa flui. Crianças conversando sobre suas novas figurinhas.

    Minha empresa e este site dedicam-se a este ambiente. Análise de Desempenho avançada, Subsistemas Modernos de Armazenamento, artigos técnicos, novas ferramentas, serviços e treinamentos.

    E acima de tudo, minha reafirmação, após 27 anos de convívio, de meu compromisso, paixão e dedicação aos Grandes Sistemas e a todas as pessoas excepcionais que fazem parte deste universo.

 

    Para finalizar, nossa saudação secreta, conforme ensinada pelo Supremo Guru Alvaro Salla:

                                        à todos vocês, um forte...

                                                             "MACACO COME BANANA"

 

Paulo Sasaki

São Paulo, 22 de Setembro de 2004

home page Apresentação Suporte